Encontros Mensais
com
Educadoras

29 de novembro de 2022

Boas práticas literárias - Qual foi a sua em 2022?

Na última oficina do ano, os objetivos do encontro foram fortalecer vínculos afetivos, ampliar repertório, refletir e aperfeiçoar as boas práticas apresentadas pelas instituições.

No café da manhã, voltamos para as sacolinhas com lanches individuais, pois a situação da Covid voltou a se agravar. Mas teve panetone de presente de natal!

Como atividade principal tivemos a apresentação das boas práticas. Cada instituição apresentou uma boa prática de leitura literária. Tivemos apresentações em PPT, cartaz, fotografias, vídeos e livros. Cada instituição teve 5 minutos para compartilhar sua experiência, e esse momento tomou todo o encontro. Foram muitas práticas inspiradoras!

Como Entre Encontros para 2023: aperfeiçoar, junto com a gestora, a ação a ser apresentada no Encontro de Boas Práticas, em fevereiro.

Bom final de ano e até já!

Materiais utilizados

08 de novembro de 2022

Quais critérios usamos para o planejamento das atividades com livros?

Na primeira oficina de novembro os objetivos foram: Fortalecer vínculos afetivos, ampliar repertório, refletir e discutir sobre os critérios utilizados no planejamento das atividades com livro.

Como atividade principal, lemos as atividades Baú de tesouros, do Caderno Compartilhando Experiências - Balaio de Livros - pág. 43 até 73. Apresentamos uma atividade da publicação e discutimos, em dois grupos, o roteiro: Em que os critérios utilizados se assemelham ou se diferenciam dos critérios utilizados por vocês na escolha dos livros e das atividades? Ao final, nos juntamos para que cada grupo pudesse compartilhar seus aprendizados.

No momento literário tivemos a leitura dramatizada do livro A verdadeira história do Lobo Mau e os três Porquinhos, de Jon Scieszka e Lane Smith, editora Companhia das Letrinhas.

A pausa foi feita junto com a atividade de Diário de Bordo: Minutos para registrar no caderno os aprendizados.

No Entre Encontros (Boas práticas) - Cada instituição apresentará no próximo encontro uma boa prática de leitura literária (PPT, cartaz, canva, fotografias). Terão até 5 minutos para compartilhar com o grupo a sua experiência.

Novembro terá mais um encontro.

Até breve!

Materiais utilizados

25 de outubro de 2022

O que é melhor, ler ou contar histórias?

Em outubro os objetivos do encontro com educadoras e educadores foi fortalecer vínculos afetivos, ampliar repertório, discutir e refletir sobre a pergunta: O que é melhor, ler ou contar histórias? (1º mito - livro Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre leitura literária)

O encontro começou com um potente vídeo com a música Livros, de Caetano Veloso, ilustrado com trechos da animação Os Fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore (The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore), vencedor do Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 2012.

No momento literário, fizemos a leitura da obra Cadê, Bia Villela. Como desdobramento da leitura tivemos uma roda de conversa para trocar sobre as impressões de cada forma de apresentar a história, estabeleceram relações com suas práticas e com o texto lido.

Reflexão...

QUESTÕES LEVANTADAS: PARA QUE FAIXA ETÁRIA LER É MELHOR QUE CONTAR? TIPOS DE TEXTO, INTERESSE DO GRUPO, RITUAIS, FIDELIDADE AO TEXTO DO AUTOR , PALAVRAS CONHECIDAS OU DESCONHECIDAS PELAS CRIANÇAS.

O Corpo e Mente seguiu a temática do livro - Cadê? Com todas em pé, uma pessoa começa falando: "cadê o gato?" Repetimos juntas: "Subiu no telhado", passamos pra pessoa do nosso lado continuar a história, e assim sucessivamente.

Como Entre Encontros: Ler as atividades do Baú de tesouros do Caderno Compartilhando Experiências - Balaio de Livros - pág. 43 até 73. Em todas as atividades há uma justificativa para a escolha da história e da atividade. Leia com atenção: o que os critérios utilizados se assemelham ou se diferenciam dos critérios utilizados por vocês na escolha dos livros e das atividades.

A avaliação foi um momento especial: Gravamos um texto como se fosse um podcast, para as pessoas ouvirem o comentário apreciativo do que foi o encontro do dia.

E assim encerramos mais um encontro.
Até novembro!

Materiais utilizados

27 de setembro de 2022

O que fazer depois de ler? Reflexões sobre o sexto mito

No encontro com educadoras e educadores de setembro, realizado de forma virtual, o tema trabalhado foi o 6o mito do livro Ler antes de saber ler - Oito mitos Escolares sobre a leitura literária, que traz a seguinte afirmação para reflexão: Conversar é pouco: sempre é preciso fazer uma atividade depois de ler (páginas 76 a 98).

O momento literário trouxe um tema importante para o mês de outubro de 2022, e fez a leitura coletiva do livro Eleição dos Bichos, da Companhia das Letrinhas.

Reflexão...

Depois de muitas risadas e comentários sobre a obra, houve o momento de compartilhar as atividades feitas com as crianças (pedido do Entre Encontros do mês de setembro) a partir de uma história: o que propomos para as crianças em relação a leitura literária? Como propomos? Com que intenções? Estabelecendo relações com o texto e o vídeo enviado como entre encontros, nos separamos em grupos para discutir.

No momento corpo e mente, brincamos com Gabriela Macena e sua proposta na live feita pelo Balaio de Livros - o encontro virtual Um conto, dois contos, três contos: Encontros de livros.

Na sequência, pausa para registrar as reflexões e aprendizados no Diário de bordo, combinados para o próximo Entre Encontros e avaliação do encontro do dia.

Materiais utilizados

27_09_22_AGENDA_4º ENCONTRO EDUCADORAS_EDUCADORES

23 de agosto de 2022

É sempre necessário fazer uma atividade após a leitura?

Em agosto a oficina com educadoras e educadores aconteceu de forma presencial, na sede do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular. As boas-vindas ficaram por conta do vídeo chamado Samba Lelê, do grupo de percussão corporal Barbatuques.

No Momento Literário, foi feita a leitura do livro Enquanto o almoço não fica pronto, da autora Sonia Rosa e da ilustradora Bruna Assis Brasil. Para puxar os fios da conversa, foi proposta a reflexão: O que pensou ao longo da história? O que sentiu? Lembrou de algo? Algum trecho te emocionou? Por quê? O modo como a escritora escolheu as palavras, a sonoridade, te tocou, chamou a sua atenção? E a ilustração?

Reflexão...

Para a reflexão sobre o Entre Encontros proposto no encontro anterior, discutimos:

  • Por que é tão comum propor que as crianças desenhem após a leitura de uma história?

  • O que fazer depois de ler?

  • Que atividades podem ampliar os sentidos que o leitor pode construir sobre o texto literário?

  • Que conhecimentos, pensamentos, experiências acionamos quando lemos?

  • Já pensaram sobre isso?

Na nossa atividade de corpo e mente, brincamos de "Quem é?" Escolhemos uma pessoa para sair da sala. Outra pessoa que está na sala foi a “comandante” e todos precisavam seguir seus comandos, que mudavam para que a pessoa que saiu da sala tentasse descobri quem é que comanda os movimentos.

Como atividade de registro no Diário de bordo, foi proposta a reflexão e anotação: O que a leitura e discussão sobre o sexto mito me fez pensar sobre o meu trabalho?

Materiais utilizados

23_08_22_ENCONTROEDUCADORAS_Sexto mito

11 de julho de 2022

Reflexão sobre a escolha de livros

O encontro do mês de julho aconteceu de forma virtual, pela plataforma Zoom, e teve como objetivo principal a reflexão sobre a escolha dos livros pelas educadoras e educadores.

Como boas-vindas, ouvimos algumas canções do projeto Crianceiras, que musicou alguns poemas de Manoel de Barros.

No Momento literário e como retorno do entre encontros de junho, o grupo foi dividido em duplas, e cada educadora/educador leu o livro que escolheu trazer e conversou sobre ele e responder a seguinte pergunta: por que escolheu esse livro para trazer para o encontro? No retorno dos grupos para a sala geral do Zoom, foi feita a pergunta: o que te motiva a fazer a escolha dos livros para as crianças? Cada pessoa pôde mostrar o seu livro e relatar síntese sobre o que descobriu sobre como faz as escolhas dos livros para as crianças. As facilitadoras fizeram uma costura sobre a importância dessa escolha.

Como atividade de corpo e mente, brincamos de Aham-sam-sam, que mexeu com os corpos, vozes e ritmo dos participantes e também ajudou a todos com um belo movimento de espreguiçar.

Como atividade para o Diário de bordo: Propor uma paradinha para registrarem no diário o que foi vivido no encontro e um pequeno intervalo no encontro. Em seguida, foi apresentado ao grupo o diário de bordo da publicação do Balaio de Livros.

Como Entre Encontros, o pedido foi a leitura do sexto mito do livro Ler antes de saber ler - oito mitos escolares sobre a leitura literária (De Ana Carolina Carvalho e Josca Ailine Baroukh), e anotar no diário de bordo o que chamou mais a atenção sobre o que foi lido.

Reflexão...

Faça uma expressão que demonstre como você chegou no encontro e como você está saindo.

Materiais utilizados

11_07_22_Planejamento do 2º ENCONTRO EDUCADORAS_EDUCADORES.

28 de junho de 2022

Apresentação do curso e da metodologia

Com muita alegria o projeto Balaio de Livros recebeu educadoras e educadores para o primeiro encontro de Prosa Literária 2022, presencialmente na sede do CECIP! O encontro teve como objetivo a apresentação do curso e da metodologia.

Para a apresentação dos participantes, cada pessoa escolheu um personagem da literatura infantil para ser seu sobrenome e se apresentar a partir dele. Após esse momento de nos conhecermos, foi hora de apresentar a estrutura do projeto, ler a agenda do dia, apresentar e indicar o site.

Para o momento literário, foi feita a leitura da obra Bruxa, Bruxa venha a minha festa (autor Arden Druce; ilustradora Pat Ludlow) e uma conversar sobre as impressões de cada um sobre o livro.

Como atividade de corpo e mente, brincamos de Meu mestre mandou, fazendo movimentos com uma vassoura, e os movimentos eram cumulativos. Fechamos essa brincadeira com a leitura do livro Será? (Autoras Lulu Lima e Amma).

Na sequência, houve a apresentação de aspectos da metodologia de trabalho e o anúncio do Entre Encontros - cada educadora e educador escolhe um livro da escola que goste de contar para as crianças e traga para a discussão do próximo encontro.

Reflexão...

Para avaliar o encontro, foram colocados filós no chão, e cada um escolheu a cor do filó que representou o sentimento com o encontro do dia.

Materiais utilizados