Quem anda com a gente
Crianças
Elas são as protagonistas do Balaio. A cada história contada, se abrirmos bem nossos ouvidos, escutamos o desenvolvimento de novas narrativas, que se ampliam ao infinito no mundo imaginário que elas criam. Ora tomando o texto de maneira fidedigna às palavras da autora ou do autor, ora reinventando e inventando novas tramas e personagens, ficamos sabendo também um pouco de suas vidas, da produção de teorias que passam por seus pensamentos, tomando a história lida como ponto de partida. Com a literatura infantil, percebemos o brilho em seus olhos e em suas expressões corporais, que demonstram emoções e encantamento. Nessa faixa etária, as histórias se misturam às experiências de vida, coladas no enredo da história. As crianças se transformam em personagens, recriam as histórias com seus pares. Tudo vira realidade quando a leitura acontece e se materializa no brincar. Nesse mundo mágico, a elas é permitido ser o que desejarem e, assim, caminham na construção de si mesmas.
" Vou mandar um cartão postal pra bruxa, ela é minha amiga!"
Criança do Instituto Metodista de Ensino Suzana Wesley
Educadoras
Educadoras* são as professoras, auxiliares, gestoras, cozinheiras, equipe de apoio geral, todas as pessoas adultas que compõem as equipes das instituições de educação infantil. Nosso objetivo, como formação continuada em serviço, é promover uma reflexão a partir da observação dos aspectos que suas equipes desejam aperfeiçoar e/ou transformar. Para tanto, é necessário haver o conhecimento da realidade, a identificação e a construção participativa crítica do adulto com a criança, considerando suas especificidades e histórias, provocando o diálogo entre a teoria e a prática, entre os saberes e as experiências de todas as pessoas envolvidas cotidianamente nos fluxos educacionais.
*Pela predominância de profissionais mulheres, optamos pelo gênero feminino na denominação de cada função.
"Pegadas?! De quem são essas pegadas? São de vocês? Mas elas são diferentes. Tem grandes e pequenas, umas muito pequenas. Peguei uma sacola e retirei várias lupas de papelão. Dei uma para cada um e fomos descobrir de quem eram essas pegadas. Seguimos as pegadas até chegar à imagem do Mico Maneco, colocada sobre a mesa. As crianças descobriram rabiscos de hidrocor na mesa e disseram que o lobo passara por ali, pois uma das pegadas foi identificada como a dele."
Diário de Bordo da facilitadora – grupo Maternal II – Creche Arte Tio João
Famílias
Assim como as educadoras e os educadores, as famílias fazem parte deste Balaio, mesmo que não tenham se constituído como leitoras de livros. Cada família carrega um grande balaio de histórias e as crianças que chegam na creche ou pré-escola as levam consigo. Traduzem-nas no modo de falar, nas formas de se relacionar, nos "causos" que contam no grupo, e de muitas outras maneiras. O encontro da literatura infantil com essas vivências nos lares e na escola é um encontro potente. Os pais têm a possibilidade de se reconectarem com vestígios da infância e, em pares, com seus filhos e filhas, serem envolvidos no encantamento e na magia da leitura. Podem também descobrir novos mundos que os instiguem a trilhar caminhos até então desconhecidos, se surpreender com o inusitado, ou simplesmente podem descobrir que as crianças, mesmo pequenas, têm muito a lhes ensinar.
"Hoje em dia eu já leio o livro com ele, já voltei ao gosto de ler livros e a estudar, por causa disso até voltei a estudar agora!"
Maria Conceição, mãe do André Luiz
Parceiros
Nossos apoiadores: Unesco e Criança Esperança
As instituições que nos acolheram e incentivaram: Biblioteca Parque da Rocinha, Instituto Reação, Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, CIESPI, CIEP Airton Senna, Creche Viva, 2a CRE , Clínica da Família, Instituto Dynamo.
Nossa madrinha: Paula Rocha.
Todas as parcerias que nos acompanham nesses anos de atuação na Rocinha.