Publicações de parceiros

Este é o Caderno que apresenta o Curso de Formação e o material didático-pedagógico. Iniciamos com uma carta para você, professora da Educação Infantil. Uma carta na qual a convidamos para, juntas, conhecermos as crianças e sua relação com a linguagem verbal, na certeza de que, formadoras e professoras, não “voltaremos para casa com a mesma bagagem“. Neste Caderno, conversamos brevemente sobre a profissão docente e como nos tornarmos professoras. Em seguida, apresentamos a organização do curso: objetivos e estrutura, metodologia, avaliação e certificação. Você encontrará também informações sobre os autores, ilustradores e equipe que participou das diferentes atividades desenvolvidas pelo Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil.

Neste Caderno, vamos refletir sobre as relações entre docência, linguagem e cultura escrita na Educação Infantil. São três unidades. Na primeira – Docência e formação cultural – discutimos o conceito de formação cultural como experiência de expansão de percepções do mundo e ampliação de ações no cotidiano. Na Unidade 2 – Docência na Educação Infantil: contextos e práticas – discutiremos as especificidades da docência na Educação Infantil. Na terceira unidade – Leitura literária entre professoras e crianças – destacamos a relevância da literatura para a ampliação das experiências humanas, para a formação do professor e para o trabalho docente na Educação Infantil. Propomos a vocês, professoras, a vivência de uma prática de leitura literária. A ideia é que tenhamos um tempo do Curso destinado às nossas próprias experiências como leitoras de textos literários. Já que “Quem lê também tem muito a dizer”.

Vamos conversar, neste Caderno, sobre infância, linguagem e cultura. Na Unidade 1 – Infância e linguagem, esperamos que você compreenda o quando afeto e conhecimento se entrecruzam e determinam a qualidade das interações das crianças entre si e delas com os adultos. Elementos fundamentais para o desenvolvimento da linguagem. Na Unidade 2 – Infância e produção cultural –, o convite é para pensar sobre os usos que as crianças fazem da produção cultural (literatura, música, dança, teatro, cinema, televisão, brinquedos, etc.) e das diferentes formas de mídia. Na Unidade 3 – Desenvolvimento cultural da criança –,vamos refletir sobre como as crianças apropriam-se da cultura no mundo contemporâneo, atribuem significados a esse mundo e constroem uma cultura específica.

Neste Caderno, damos continuidade às discussões sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil. Na Unidade 1: Criança e cultura escrita, discutiremos o conceito de cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica da Educação Infantil. Na Unidade 2, Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e inter-relações, analisaremos as relações linguísticas, sociais e culturais entre oralidade e escrita, observando suas aproximações e afastamentos, nos ajudando a refletir sobre a vida das crianças e sobre atividades do cotidiano. Na Unidade 3, Criança, linguagem oral e linguagem escrita: modos de apropriação, a reflexão é sobre os modos de participação das pessoas na cultura, da apropriação das práticas sociais e suas relações com os contextos de educação formal.

Neste Caderno 4, buscaremos conhecer melhor os bebês e sua relação com uma cultura marcada pela linguagem escrita. Na Unidade 1 – Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso –, te convidamos a refletir sobre uma concepção de leitura que vai além da leitura de textos. Os bebês nos ajudam a materializar o que Paulo Freire nos ensinou: a leitura de mundo precede a leitura das palavras. Na Unidade 2 – Bebês, interações e linguagem –, evidencia-se o papel do adulto na interação com o bebê. Na Unidade 3 – Brincar, cantar, narrar: os bebês como autores, vocês serão convidadas a tecer novas relações entre a brincadeira, a narração e a leitura, compreendendo a afetividade como laço que une o cuidar ao educar.

Neste caderno, buscamos mostrar que práticas significativas e dialógicas podem se constituir em situações desafiadoras que apoiam as crianças nas suas análises e reflexões sobre a linguagem escrita. Na Unidade 1- Leitura e escrita na Educação Infantil: concepções e implicações pedagógicas, discutimos alguns pressupostos para se pensar a leitura e a escrita numa perspectiva dialógico discursiva. Na  Unidade 2, As crianças e as práticas de leitura e escrita, argumentamos sobre a importância da produção das crianças e apresentamos possibilidades de trabalho junto às crianças de 4 e 5 anos. Na Unidade 3- As crianças e os livros, refletimos sobre livros e leituras na Educação Infantil, dando elementos para a escolha de livros a serem lidos com e para as crianças.

Este Caderno pretende mostrar como é possível desenvolver experiências curriculares de qualidade, com o foco na ação das crianças, a partir de diferentes linguagens. Na Unidade 1 – Currículo e Educação Infantil –, são apresentados e discutidos os pressupostos teóricos e as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e, a partir deles,  propõe-se uma reflexão sobre as práticas pedagógicas conduzidas no cotidiano. Na Unidade 2 – Observar, registrar, planejar e agir –, destaca-se a importância de planejar, discutir e analisar práticas de observação, documentação e organização do trabalho voltadas para os bebês e para as demais crianças de até seis anos. Na Unidade 3 – Avaliação e Educação Infantil –,discutem-se os objetivos da avaliação na Educação Infantil, à luz de situações concretas, do cotidiano e de práticas de avaliação, com o intuito de iluminar os princípios educativos, bem como de monitorar as condições de oferta.

Neste caderno, o objetivo foi informar sobre a política pública de leitura e de distribuição de livros e apoiar o desenvolvimento de atividades e de situações de aprendizagem que contribuam para a formação literária das crianças. Na primeira unidade – Livros infantis: critérios de seleção – as contribuições do PNBE, você conhecerá a trajetória das políticas públicas do livro e da leitura, nos últimos anos, compreenderá como ocorre o processo de seleção dos acervos pelo PNBE e conhecerá os critérios de seleção para a constituição dos acervos destinados à Educação Infantil. Na segunda unidade – E os livros do PNBE chegaram… situações, projetos e atividades de leitura – vamos conhecer e poder explorar o acervo do PNBE, experimentar critérios para seleção de livros de qualidade e adequados às diferentes faixas etárias que compõem a Educação Infantil, conhecer projetos de leitura e estratégias para explorar os acervos. Na terceira unidade – Os espaços do livro nas instituições de Educação Infantil – , vamos aprender formas de organização e de utilização de diferentes espaços do livro e da leitura dentro das instituições de Educação Infantil, explorando adequadamente a potencialidade dos atos de leitura.

Neste Caderno, vamos refletir sobre a relação entre as famílias e as profissionais que atuam em instituições de Educação Infantil e apresentaremos propostas para a formação de pais e crianças leitores, destacando-se as que compõem o encarte “Conta de novo: as famílias e a formação literária do pequeno leitor”, anexo a este Caderno. Na Unidade 1 – Aprender a ler e a escrever: as expectativas das famílias e da escola –, vamos refletir sobre as famílias na contemporaneidade, bem como sobre as esperanças que depositam na educação de seus filhos, desde bem pequenos. Na Unidade 2 – Literatura e famílias: interações possíveis na Educação Infantil –,retornaremos  o mundo da literatura e suas inúmeras possibilidades na formação do ser humano, propondo maneiras de a literatura tornar-se um caminho promissor para o encontro tão necessário entre famílias e instituições educativas. Na Unidade 3, Leitura e escrita: conquistas e desafios para a formação continuada, finalizando nossa jornada neste Curso, convidamos para a reflexão sobre o processo vivenciado por vocês propondo questões e solicitando a vocês que ponderem criticamente cada uma delas e compartilhem suas avaliações conosco, formadoras e com suas companheiras de Curso.

As brincadeiras de palma acontecem a qualquer hora.
De repente vem aquela vontade de encontrar as mãos do amigo. Vamos? De forma ritmada e alegre, o desafio de coordenar palmas, canto e brincadeira com um ou mais amigos é universal, divertido e viciante. De novo!

Com Crianças de: Acupe – BA, Córrego da Velha Debaixo – MG, São Gonçalo do Rio das Pedras – MG, Tatajuba – CE

Uma audiência pública divulgou e debateu o conteúdo da Cartilha Lei Menino Bernardo, que trata da educação de crianças e adolescentes conforme determina a Lei 13.010/2014, batizada como forma de homenagear Bernardo Boldrini, vítima de violência doméstica em 2011.

Convidados e convidadas ressaltaram a importância da lei e abordaram a necessidade de políticas públicas para a efetivação de espaços familiares com menos violência..

Saiba mais aqui no website da Rede Não Bata, Eduque.

Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire:
Incluir para transformar

Acesse e leia o livro on-line, no website issuu.com .

Assim se Faz Literatura é um vídeo que faz parte das publicações do programa Paralapracá. O programa é uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil criada em 2009, por meio de uma parceria entre a Avante – Educação e Mobilização Social e o Instituto c&a.

O Paralapracá foi implementado em diversos municípios e teve sua eficácia reconhecida pelo Ministério da Educação (mec) em 2015, quando passou a integrar o Guia de Tecnologias Educacionais do mec. O programa é uma metodologia da Avante, passível de ser implantada em regime de parceria em qualquer localidade brasileira.

Saiba mais em: http://paralapraca.org.br

Estamos compartilhando o material da nossa parceira, Casa de Histórias, sobre qualidade e pertinência temática em projetos literários na educação infantil. 

Esse é um dos temas abordados no curso apresentado por Sônia Travassos, "Era uma vez: a leitura literária na Educação Infantil", pensado especialmente para profissionais, estudantes e interessados no trabalho com a literatura infantil, junto às crianças pequenas.

Fonte: Instagram @casadehistorias.st