Publicações do Balaio

No finzinho de 2021, o Balaio de Livros traz as vozes das creches e escolas parceiras para contar um pouco de como tem sido vivenciar as ações do projeto no cotidiano de educadoras, educadores e crianças. Ouça o nosso podcast e se emocione com esse compartilhamento de experiências junto dos pequenos! (Podcast produzido por Tatiana Martins) 

>> Ouça o podcast on-line.

Balaio de Livros: literatura e educação infantil foi lançado em maio de 2021, e aqui você pode acessar o PDF. A publicação conta as experiências de formação em leitura literária em instituições de educação infantil na comunidade da Rocinha, no âmbito do projeto Balaio de Livros do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.

>> Acesse o PDF para leitura on-line e download gratuito.

Atividades essenciais foi lançado em 2018, apresentando atividades realizadas com educadoras, educadores e crianças em instituições de ensino da Rocinha e Cantagalo, favelas localizadas na zona sul do Rio de Janeiro e participantes do projeto De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade. Nas propostas apresentadas, você irá encontrar atividades que envolveram diferentes linguagens: literatura, corpo em movimento, exercício da escuta e elaboração de projetos pedagógicos. Entendemos que as atividades nomeadas como complementares são essenciais para facilitar a livre expressão e contribuir para o desenvolvimento integral da criança.

Produção do CECIP em parceria com o Instituto Dynamo.

>> Acesse o PDF para leitura on-line e download gratuito.

Atividades de Artes Plásticas foi lançado em 2015 , e é fruto de experiências de artes plásticas desenvolvidas com educadoras, educadores e crianças em algumas instituições de ensino da Rocinha, em bairro localizado na zona sul do Rio de Janeiro. Ela registra o passo a passo, os resultados e as sugestões de dez atividades de artes plásticas realizadas no projeto De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade com parceria do Instituto Dynamo. Entendemos que as atividades de artes devem possibilitar a expressão livre da criança, bem como a exploração da experimentação de diferentes materiais.

>> Acesse o PDF para leitura on-line e download gratuito.

Atividades e propostas criativas foi lançado em 2015, e apresenta atividades realizadas com educadoras e crianças nas instituições de ensino da Rocinha, em bairro localizado na zona sul do Rio de Janeiro participantes do projeto Ganhando Autonomia com parceria do Instituto Dynamo. Nas propostas apresentadas, você irá encontrar atividades que envolveram diferentes linguagens e desdobramentos. De leitura de literatura infantil à pintura de uma caixa que guardou e descortinou muitas surpresas, crianças, educadoras e educadores mergulharam na imaginação, leram, brincaram, cantaram, visitaram a obra de uma artista, criaram a partir de sucatas e diversos outros materiais. Isso demonstra que a escuta atenta aos interesses e às curiosidades das crianças e dos adultos pode provocar novas experiências, aprendizados, descobertas e possibilidades que podem tornar o cotidiano da educação infantil mais inspirador, cheio de vida, de alegria, numa intensa e produtiva relação com a cultura, num clima de criatividade e cooperação.

>> Acesse o PDF para leitura on-line e download gratuito.

Atividades musicais foi lançado em 2015, apresentando atividades de música realizadas com educadoras e crianças nas instituições de ensino da Rocinha, em bairro localizado na zona sul do Rio de Janeiro – participantes do projeto Ganhando Autonomia com parceria do Instituto Dynamo. Entendemos que, ao entrarem em contato com a música, as crianças vivenciam a alegria e o prazer que estão associados a todo o processo de aprendizagem, individual ou coletivo. Nas atividades, as crianças cantam, inventam sons, experimentam diferentes ritmos, e até constroem seus próprios instrumentos musicais, brincando e expressando-se livremente. Com isso, as educadoras e os educadores também aprendem e todos se divertem.

>> Acesse o PDF para leitura on-line e download gratuito.

A publicação De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade – sistematização de uma experiência na Rocinha relata como o projeto nasceu, suas finalidades, desafios, e o caminho percorrido até a formação das gestoras e dos gestores. Elas e eles narram experiências vividas durante o desenvolvimento do projeto e assinalam as mudanças que ocorreram na sua vida pessoal, profissional e no olhar para o papel da gestora e de gestor na instituição de ensino.

>> Acesse o PDF para leitura on-line e download gratuito.