Notícias

Formação na Secretaria Municipal de Ensino do RJ

Em fevereiro de 2023 o projeto Balaio de Livros realizou um encontro para a equipe de formadores da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, na EDI Raquel de Queiroz. O tema do encontro foi Literatura indígena brasileira e  contou com a participação especial da pesquisadora Carina Oliveira Pataxó.

Das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do município, 10 contaram com representantes nesta reunião, que teve como objetivo contribuir para a inserção da literatura indígena nas escolas, entendendo sua importância para  a prática antirracista e para uma pedagogia que contempla, respeita e valoriza as diversidades. 

Entre vários assuntos sobre o tema, Carina abordou o Movimento Indígena Brasileiro (1970-1990); a literatura indígena a partir de olhares de autores e autoras indígenas e a Lei nº 11.645 /2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

Na ocasião, o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, visitou a equipe do Balaio, que pôde apresentar a ele um pouco do trabalho de formação que vem sendo realizado para que as crianças de 0 a 6 anos tenham o direito do acesso à Literatura garantido.


Fev/2023


Encontro de Livros de outubro de 2022

Venha desenhar, conhecer o processo criativo e bater um papo gostoso com nosso convidado, Fernando Vilela, no dia 25 de outubro, das 19h às 20h30, pelo canal do YouTube do CECIP.
Fernando Vilela é artista, escritor e ilustrador de livros, artista visual, designer, curador e educador. Autor de mais de 50 livros ilustrados, publicados em 14 países, possui diversos títulos premiados no Brasil e no exterior. Como artista, participou de mostras no Brasil e no exterior, e seus trabalhos constam de importantes coleções de museus como o MoMA de Nova York, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
www.fernandovilela.com.br
@fe.vilela | @ateliebinah

Ao vivo pelo Youtube do CECIP .


Out/2022

Um conto, dois contos, três contos: Encontro de livros - em agosto de 2022

Abra a porta da sua casa para a literatura entrar e encantar. O Balaio de Livros, projeto do CECIP, convida famílias e crianças para um encontro no sábado, 27 de agosto, das 10h às 11h30, com a arte-educadora Gabriela Macena e a escritora Sonia Rosa. Vai ser uma manhã criativa e animada! Uma ótima programação para abrir o sabadão  enquanto o almoço não fica pronto, né Sonia Rosa?!
E para esquentar a brincadeira, Gabriela Macena pede para trazerem uma folha de papel por brincante (uma para a criança e outra para quem estiver acompanhando!) e lápis de cor. Tem brincadeira? Tem sim, senhor, senhora, menina e menino!

Ao vivo pelo Youtube do CECIP .


Ago/2022

As atividades do CURSO BALAIO DE LIVROS III estão a todo vapor!

Em 2022, o projeto Balaio de Livros está com uma novidade: o Curso de formação para estímulo à leitura voltado a gestoras e educadoras no âmbito da Primeira Infância, oferecido para instituições de educação infantil municipais e parceiras da rede de educação do município do Rio de Janeiro. 

Com 156 horas de carga horária, o curso promove atividades formativas divididas entre encontros, acompanhamentos, lives com autoras e autores de literatura infantil, passeio e conteúdos assíncronos.

Em formato híbrido, as atividades têm acontecido na sede do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, em algumas instituições e também de forma virtual, pela plataforma Zoom, com alternância dos modelos, atendendo às necessidades de educadoras, educadores, gestoras e gestores destas instituições.

No mês de maio promovemos o encontro de apresentação e adesão ao projeto, com a presença de toda a equipe do projeto e de 6 instituições.  O objetivo do encontro foi apresentar a proposta do projeto, sensibilizar a gestão das instituições para a adesão, apresentar a equipe do CECIP e integrar as gestoras. As instituições que não puderam estar na data do encontro foram visitadas pelas equipe de facilitadoras.

No mês de junho aconteceram o primeiro encontro de Prosa literária com gestoras e também com educadoras e educadores, no CECIP. Foram encontros muito divertidos e potentes, onde foram trabalhados a criação de vínculos afetivos entre os integrantes do grupo,  ampliação dos repertórios de literatura infantil  e a reflexão sobre as diferentes concepções de infância.

Em julho, as Prosas literárias aconteceram de forma virtual, e tiveram como objetivo a ampliação de repertório da literatura infantil, a discussão sobre os desafios relacionados ao trabalho literário e as motivações sobre a escolha dos livros a serem trabalhados com as crianças.

Em agosto tem mais! 

Acompanhe a sessão Curso aqui no site para ter acesso aos materiais trabalhados nos encontros.

Jul/2022


Podcast do Balaio de Livros

No finzinho deste 2021, o Balaio de Livros traz as vozes das creches e escolas parceiras para contar um pouco de como tem sido vivenciar as ações do projeto no cotidiano de educadoras, educadores e crianças. Ouça o nosso podcast e se emocione com esse compartilhamento de experiências junto dos pequenos  clicando aqui !


Dez/2021

Terceiro encontro de livros de 2021

No dia 27 de novembro aconteceu a terceira edição de Um Conto, Dois Contos, Três Contos - Encontro de Livros de 2021!

Quem não conseguiu chegar e aproveitar esse encontro ao vivo, ainda pode conhecer e brincar com a cantora, arte educadora, professora de música e musicoterapeuta Ana Bispo, e curtir o bate papo com a escritora de livros infantis Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo.

Clique aqui e assista: YouTube CECIP


#Pracegover

Abertura Brincantando com Ana Bispo - no carnaval do Rio de Janeiro, desfila na ala das baianas da Estácio de Sá, além de ser a cantora dos blocos Agytoê, Estratégia, Multibloco e Batuquebato. Seu trabalho como educadora tem foco no Brincar musical, onde através de atividades lúdicas, a criança, o adolescente, o adulto possam fruir uma experiência de prazer e som.

Bate papo com Blandina e Lollo - Blandina Franco é escritora de livros infantis e escreve em parceria com o ilustrador José Carlos Lollo. São autores dos livros do cachorro Pum, best-seller da Companhia das Letrinhas, do livro A raiva, ganhador do Prêmio Jabuti. Os dois juntos já publicaram mais de 50 livros. a parceria rendeu também cinco indicações ao Prêmio Jabuti, com duas premiações. circoblandollo.com.br


Nov/2021

O projeto Balaio de Livros compartilha conteúdos da Casa de Histórias

Estamos compartilhando o material da nossa parceira, Casa de Histórias, sobre qualidade e pertinência temática em projetos literários na educação infantil. Os cards estão na sessão Publicações de parceiros do site e apresentam um tema abordado no curso "Era uma vez: a leitura literária na Educação Infantil", oferecido por Sônia Travassos, pensado especialmente para profissionais, estudantes e interessados no trabalho com a literatura infantil, junto às crianças pequenas.

Conheça a sessão Conteúdos do site, para acessar este e outros materiais que tratam de leitura literária e educação infantil disponibilizados pelo Balaio de Livros.

Conheça também o site e o perfil da Casa de Histórias no Instagram: casadehistorias.com.br e @casadehistorias.st.

#Pracegover 

"O que é qualidade e pertinência temática, quando pensamos nos livros de literatura infantil e em sua leitura junto aos pequenos leitores?"

Set/2021

Oficinas de gestoras e gestores de setembro de 2021

Em setembro o projeto Balaio de Livros recebeu duas visitas ilustres durante as Oficinas de Gestores.

No dia 08 de setembro tivemos uma oficina extra, que repôs o encontro de julho, adiado pelo recesso escolar. Tivemos a alegria de receber a professora Patrícia Corsino para uma conversa sobre Paulo Freire e sua grande contribuição para a Educação Infantil. 

Patrícia Corsino é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFRJ, coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC e coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa Infância , Linguagem e Educação.

Já no dia 22 de setembro, recebemos a querida Sônia Travassos, que compartilhou experiências e conhecimentos sobre Projetos Literários.

Sônia Travassos Mestre e Doutora em Educação (UFRJ), Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ), dinamizadora de leitura, escritora e contadora de histórias. Atua na área da educação como coordenadora da biblioteca da EDEM (RJ), professora de literatura infantil e juvenil com crianças e jovens e assessora de leitura literária junto aos professores deste instituição, desde 1990. Ministra cursos e palestras (por meio de projetos da FNLIJ e PROLER, desde 1996) sobre biblioteca escolar, sobre o trabalho com a literatura infantil na escola e sobre a obra de Monteiro Lobato para professores do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil. Integra o Grupo de Pesquisa Infância, linguagem e escola: a literatura infantil em questão na Faculdade de Educação da UFRJ: ministra como professora convidada aulas na graduação e em cursos de extensão (PUC-Rio, UFRRJ, FFP/UERJ, UFRJ). Também é escritora de livros infantis, com publicações pela Editora Rocco, Casa da Palavra, Globo, Positivo, Escrita Fina e Mar de Ideias. 

Os dois encontros foram gravados e estão disponíveis no site do Balaio de Livros e no canal do CECIP no YouTube. Confira!

Homenagem a Paulo Freire com a convidada professora Patrícia Corsino

Oficina com Sônia Travassos sobre Projetos Literários

Set/2021


Nota de repúdio do Balaio de Livros

O Balaio de Livros, projeto coordenado pelo CECIP, que promove a formação em serviço de educadoras e educadores de creches e pré-escolas da Rocinha, repudia o conteúdo do livro Abecê da Liberdade - A história de Luiz Gama, o menino que quebrou correntes com palavras, de José Roberto Torero e Marcos Aurélio Pimenta, com ilustração de Edu Oliveira, editado em 2020 pela Companhia das Letras. 

A referida publicação retrata a população negra escravizada de forma passiva, como quem aceitou a escravidão sem resistência e não como pessoas que foram escravizadas em um processo violento de desumanização. 

O lançamento é um desserviço à medida que representa o impossível, que é viver este processo de forma leve, lúdica e alegre.

É inaceitável que uma editora com tamanha credibilidade no mercado literário tenha deixado passar essa explicitação tão grosseira de racismo. A equipe do projeto Balaio de Livros, que tem como objetivo qualificar e fortalecer o trabalho com leitura e literatura em instituições de educação infantil, entende que o acesso à literatura é um direito, e assim sendo, busca obras que fortaleçam o olhar para a valorização da identidade e cultura afro-brasileira e a importância da representatividade na formação de educadoras, educadores e crianças.  

O CECIP e a equipe do projeto Balaio de Livros não poderia deixar de se manifestar contra o absurdo deste conteúdo. Nosso posicionamento é de embate ao racismo estrutural, certas que pelo caminho do enfrentamento será possível provocar incômodo e reflexão crítica em direção a uma educação antirracista, desde a primeira infância.

Set/2021

Segundo encontro de 2021 com autoras e autores de livros

O projeto Balaio de Livros promove mais uma edição do evento Um conto, dois contos, três contos encontro com autoras e autores.

Abertura com o brincante Roquinho e contação de história e bate papo com o autor Otávio Junior.

Sábado, 28/08, às 10h, de forma virtual e ao vivo pelo Youtube do CECIP, todo mundo pode chegar e não perder nadinha! Divulguem, contem para todes!

Realização @cecip_org e @crianca.esperanca

Ago/2021

Oficina de gestoras e gestores de junho de 2021 

Traços, linhas, cores... o que dizem as ilustrações dos livros infantis. A oficina do mês de junho recebeu as gestoras e gestores ao som da Quadrilha Forrozão Junino, com a linda dança do casal Olivia Lopes e Felipe Ferreira, na apresentação do grupo em 2019, colorindo o espírito junino.

O tema da oficina foi As ilustrações nos livros infantis. Para começo de conversa, assistimos ao vídeo de Fernando Vilela. No vídeo, o ilustrador e escritor relata passo a passo da construção do seu livro de imagens A toalha vermelha.
O grupo apreciou as ilustrações dos livros levados por cada gestora, para o encontro, observando as cores, o movimento, traços, linhas, iluminação. Ilustrações que nos tocam ou nos incomodam, que nos levam para dentro de florestas e outras paisagens.

Jun/2021

Primeiro encontro de 2021 com autoras e autores de livros

Um conto, dois contos, três contos encontro com autoras e autores, encontro virtual e ao vivo pelo YouTube do CECIP no sábado, dia 19/06/2021, às 10h.

Depois do sucesso que foi nossa primeira live, também disponível pra assistir no canal do YouTube do CECIP, o Projeto Balaio de Livros promove mais uma edição do evento, que desta vez acontece de forma virtual e ao vivo pelo YouTube. Então, todo mundo pode chegar e não perder nadinha! Divulgue muito, divulgue bastante.

Em nossa programação tem o Roquinho, do @carretelcultural, trazendo brincadeiras e contação de histórias + bate papo com a autora Sonia Rosa.

Jun/2021


Live de lançamento da publicação e do vídeo do projeto

A primeira live do Balaio de Livros apresenta Vivências em Leitura Literária, numa conversa sobre literatura com a escritora e contadora de histórias Sônia Travassos @soniamariatravassos, e ainda o lançamento da publicação e do vídeo do projeto, que contam as experiências de formação em leitura literária em instituições de educação infantil no âmbito do projeto.

No canal do YouTube do CECIP , dia 08/06/2021, às 17h.

Jun/2021

Entrega do acervo literário do Balaio de Livros

Chegou aquele momento que amamos: a entrega da primeira parte do acervo literário do projeto Balaio de Livros!
O projeto atende doze instituições de educação infantil na Rocinha, no Rio de Janeiro.

Junto da bolsa de livros, contendo nove obras de literatura infantil, foram entregues, no dia 27/05/2021, kits contendo cestas para livros higienizados e a higienizar, flanela, álcool gel, card com instruções de uso do material de higienização e ecobag.

A segunda parte do acervo ainda está em seleção; compartilharemos a lista completa de títulos em breve.

Mai/2021

Oficina de gestoras e gestores

O projeto Balaio de Livros realiza uma formação mensal em leitura literária com gestoras e gestores de 12 instituições de educação infantil da Rocinha.

Nos meses de abril e maio, o tema das oficinas foi a criação e a identificação de personagens. Como fonte inspiradora, convidamos gestoras e gestores a revisitarem personagens da memória afetiva para pensarem sobre como eles se constituem, acompanhados de enredos, cenários, características subjetivas e físicas e a situá-los nos diversos tipos de textos. Esses elementos são os ingredientes fundamentais para nos tocar, nos encantar e dar asas à imaginação.

Abr-Mai/2021


Balaio na FLIST Festa Literária de Santa Teresa

No dia 27 de abril de 2019, as 14 instituições integrantes do projeto Balaio de Livros participaram desta festa. A Festa Literária de Santa Teresa FLIST, organizada pelo CEAT Centro Educacional Anísio Teixeira, completou sua 11a edição homenageando o compositor Chico Buarque de Hollanda e o escritor e ilustrador Ivan Zigg. Iniciamos o passeio no bondinho do bairro, num clima de muita alegria, e ao chegarmos ao Parque das Ruínas, local do evento, fomos contempladas com uma apresentação do lindo trabalho de educação infantil desenvolvido pelo CEAT, uma exibição do curta da MultiRio O Boto, um bate papo sobre lendas e mitos polêmicos da literatura infantil, uma apresentação literária sobre Paulo Freire com o cordelista Edmilson Santine, entre muitas outras atrações.

 O projeto Balaio de Livros e o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular agradecem à Setrans e sua equipe, em especial a Fábio Corrêa, Superintendente de qualidade, e Maria Bernadete de Oliveira Pinto, Diretora de engenharia e operação, pela concessão da gratuidade em mais um ano de parceria. Agradecemos também à equipe de educação infantil do CEAT e à sua coordenadora, Solange Vannuzini, pela apresentação feita com grande carinho para nossa turma, e à Ninfa Parreira, organizadora do evento.

Abr/2019

Balaio de Livros retoma o evento Oficina de gestoras e gestores

"Imaginação como adiantamento daquilo que você não tem naquele momento."

Foi com enorme alegria e satisfação que o projeto Balaio de Livros retomou o evento Oficina de gestoras e gestores!
Agora de forma virtual, o projeto se reuniu com a gestão de 12 creches e pré-escolas comunitárias, públicas e filantrópicas da Rocinha que recebem a ação de formação em leitura literária.

O tema da oficina de março foi "imaginação", e a frase que inicia este texto foi uma das pérolas recebidas durante a atividade. O objetivo central do encontro foi refletir sobre a importância de se oferecer elementos para enriquecer o processo criativo e a curiosidade das crianças pequenas.

Além do momento de reflexão, houve muita troca de experiências, muita brincadeira criativa, contação de histórias e um enorme prazer em retomar as atividades regulares de formação!

Além da oficina mensal com gestoras e gestores, o projeto Balaio de Livros desenvolve formação com educadoras e educadores, encontro com autoras e autores de livros, visita à festa literária e acompanhamento das ações desenvolvidas pelas instituições.

Mar/2021

Oficina de gestoras e gestores fechando o ano de 2019

Foi com um emaranhado de sentimentos que o projeto Balaio de Livros realizou a última edição da atividade Oficina de gestoras e gestores, no dia 27 de novembro de 2019.

Pensando em unificar celebração, aprendizado e acesso, a equipe do projeto abriu para que gestoras e gestores escolhessem algum parque ou centro cultural da cidade do Rio de Janeiro para sediar o encontro. Como sugestão da maioria dos presentes, o local escolhido foi o IMS Instituto Moreira Salles, que fica no bairro encostado na comunidade da Rocinha, mas com realidade social tão diferente: a Gávea.

No início da manhã, fomos recebidos no espaço do CIESPI Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, para um farto e delicioso café da manhã colaborativo, onde cada instituição ofereceu um alimento. Em seguida, fomos caminhando para o IMS, onde tivemos uma visita mediada pelos jardins e pelas construções arquitetônicas, conhecendo suas histórias e participando de uma atividade lúdica de reprodução de paisagem em vidro, proposta pelo setor educativo do instituto.

Na sequência, visitamos a exposição “Escrever com a imagem, ver com a palavra”, da fotógrafa inglesa Maurren Bisiliatt, que dialoga com a obra de grandes nomes da literatura nacional, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, entre outros.

Para finalizar, ouvimos das gestoras e dos gestores, num momento avaliativo, qual o fato ou objeto que mais os marcou durante o ano, e entregamos como presente para cada instituição o livro Casa das estrelas o universo pelo olhar das crianças, que foi declamado pela equipe no início do encontro e também pelas gestoras e pelos gestores após o receberem de presente.

Ainda emocionada, nossa equipe agradece a todas as gestoras e todos os gestores presentes durante todo o ano de 2019, ao IMS e ao CIESPI que nos receberam tão carinhosamente.

O projeto Balaio de Livros se despede desta atividade com gosto de quero mais e com profundo desejo de reencontro breve com essas instituições tão comprometidas com a educação das crianças de suas comunidades e de nosso país.

Nov/2019

III Encontro de Livros 2019 na Biblioteca Parque da Rocinha

E foi assim que o projeto Balaio de Livros encerrou sua série de eventos Um conto, dois contos, três contos: encontros de livros. Um dia cinzento e chuvoso fora… um dia colorido e alegre dentro!

Recebemos nesta edição, no dia 09 de novembro, a escritora Adriana Rolim e a ilustradora Luciana Amancai, ambas autoras do livro Princesa Obá – uma princesa diferente das outras, que fizeram duas sessões de contação da história, incluindo muita música e participação das crianças e dos adultos presentes. Tivemos também a contação de A casa do bode e da onça, da escritora Angela Lagos, dramatizada pela equipe do projeto. E para fechar com chave de ouro, as educadoras, os educadores, as gestoras e os gestores de todas as instituições atendidas foram convidadas e convidados para um bate-papo com Carina Oliveira (nome indígena: Yangare Pataxó) sobre a literatura indígena na educação infantil.

É com grande alegria que o projeto Balaio de Livros agradece a todas as famílias, crianças, educadoras e educadores presentes, com agradecimento especial à equipe da Biblioteca Parque da Rocinha C4, que mais uma vez abriu suas portas e nos apoiou na realização desse momento literário na comunidade.

Nov/2019

Oficinas de gestoras e gestores - leitura e escrita na educação infantil

No mês de outubro, o projeto Balaio de Livros recebeu a professora Renata Vieira, pedagoga e coordenadora pedagógica da escola EDEM.

Durante a oficina mensal de formação com gestoras e gestores, Renata abordou o tema "Leitura e escrita na educação infantil", e trouxe diversas inspirações para o trabalho de sensibilização das crianças para a decodificação da escrita. A importância de se fortalecer os desenhos dos pequenos e a ciência de que, na educação infantil, o brincar é edificante também foram conceitos trabalhados no encontro.

No momento literário, fizemos a leitura do livro Princesa Obá – uma princesa diferente das outras, de Adriana Rolim e Lilian Amancai. A autora e a ilustradora farão parte do próximo evento literário do projeto.

Para finalizar o encontro, participamos de uma divertida dinâmica proposta por Gustavo Reis, representante da Escola Municipal Rinaldo de Lamare.

Out/2019

Oficinas de gestoras e gestores - setembro de 2019

Em setembro, a Oficina de gestoras e gestores do projeto Balaio de Livros (CECIP) promoveu um encontro com a professora Nazareth Salutto. 

Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio) e professora adjunta do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense (UFF), Nazareth abordou, durante o encontro, assuntos como: a formação do leitor e a leitura literária com bebês e crianças bem pequenas; a organização, seleção, planejamento, ampliação e organização de espaços de livro e leitura em creches e escolas de primeira infância;  a observação, registro e documentação pedagógica.

Nesse dia, recebemos, além das gestoras e gestores das instituições atendidas pelo projeto, algumas educadoras dos berçários que participam da ação de literatura e estudantes do sexto período do curso de Pedagogia da UFF.

O projeto Balaio de Livros agradece imensamente ao Instituto Metodista de Ensino Suzana Wesley, na Rocinha, que carinhosamente cedeu seu espaço para que esse encontro acontecesse.

Set/2019

II Encontro de Livros 2019, na Biblioteca Parque da Rocinha

No dia 31 de agosto de 2019, a Biblioteca Parque da Rocinha recebeu mais uma edição do evento Um conto, dois contos, três contos: encontro de livros, promovido pelo projeto Balaio de Livros, do CECIP.

Na edição de agosto, as autoras convidadas foram Luciana Nabuco, que apresentou a obra OKAN: a casa de todos nós e Sônia Travassos, com seu novo livro Lá em cima daquele morro. Foram duas sessões de contação de histórias, uma por autora, para famílias, crianças, educadoras e educadores.

Tivemos também uma atividade especial para as equipes de todas as instituições atendidas pelo projeto. Autor do premiado livro O fim da fila, Marcelo Pimentel apresentou o processo de construção de um livro de imagem, da criação às escolhas de tema, cores e material para impressão.

O projeto Balaio de Livros agradece a presença de todas as famílias, educadoras e educadores, e faz um agradecimento especial a Amaury Cardoso, que carinhosamente nos cedeu o espaço para mais um prazeroso encontro literário.

Ago/2019

Oficinas de gestoras e gestores - maio e junho de 2019

As oficinas de gestoras e gestores dos meses de maio e junho do Balaio de Livros foram dedicadas a conhecer os critérios de qualidade de livros de leitura literária adotados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).

Em maio, cada instituição recebeu a doação de 25 livros, selecionados após o levantamento do acervo já existente nas instituições e com a participação de suas equipes.  Como parte do processo formativo, a compra foi feita contemplando uma variedade de tamanhos, formas, estilos, ilustrações, com ou sem texto, abarcando as temáticas de gênero e etnia.

Em junho, além de curtir uma deliciosa mesa de comidas juninas, com colaboração de todas as instituições presentes, o projeto aprofundou a discussão dos critérios de qualidade, propondo dinâmicas de análise de algumas obras, e a discussão sobre estereótipos presentes nas temáticas africanas e indígenas.

O projeto Balaio de Livros acredita no incentivo à leitura literária como ferramenta de formação de leitores, que veem nos livros um instrumento de lazer e prazer.

Mai-Jun/2019

I Encontro de Livros 2019, na Biblioteca Parque da Rocinha

Ao longo de 2019, o projeto Balaio de Livros – desenvolvido pelo CECIP com apoio do programa Criança Esperança – realiza encontros com autoras, autores, ilustradoras e ilustradores de livros infantis para promover o contato das crianças pequenas com o processo criativo de feitura de livros e a integração das famílias com o projeto.

No dia 25 de maio, aconteceu o primeiro encontro, na Biblioteca Parque da Rocinha, que contou com a presença de cerca de 90 pessoas, entre crianças, familiares, professoras e professores das instituições CIEP Bento Rubião, Escola Municipal  Rinaldo de Lamare, Instituto Metodista de Ensino Suzana Wesley e Escola Recanto Lápis de Cor.

Foram convidados a autora Sônia Travassos, que dinamizou a história de seu livro Bicho-papão pra gente pequena, bicho-papão pra gente grande, e o ilustrador Claudius, que criou desenhos ao vivo a partir do pedido das crianças. O evento contou com duas sessões de cada atividade, para que as famílias pudessem vivenciar as duas linguagens.

A Biblioteca Parque da Rocinha, além de ceder amorosamente o espaço, disponibilizou uma equipe para cadastrar as famílias, abrindo o acesso a todas as Bibliotecas Parques da cidade.

O projeto Balaio de Livros promoverá outros dois eventos, em agosto e novembro.

Mai/2019

O projeto Balaio de Livros promove mais um encontro com gestoras e gestores

No dia 24 de abril de 2019, o projeto Balaio de Livros promoveu mais um encontro com gestoras e gestores das 14 instituições participantes do projeto.

A oficina aconteceu no espaço da Creche Viva, instituição que atende cerca de 35 crianças e adolescentes moradores da Rocinha com aulas de apoio, teatro, dança, culinária, artes e passeio, e a cinco creches comunitárias da Rocinha com o Projeto Dentário.

O objetivo desta oficina foi estimular a leitura literária, refletir sobre a organização dos espaços para livros nas instituições de educação infantil e fortalecer a rede de instituições de educação infantil da Rocinha.

No momento de avaliação, as e os participantes tinham que escolher um personagem da literatura infanto-juvenil que representasse a oficina e explicar o porquê da escolha. Apareceu o Visconde de Sabugosa – pelo seu amor ao saber e aos livros , a Dorothy, de O mágico de Oz pela sua coragem de explorar territórios desconhecidos, onde encontra muitos desafios –, e a nossa amada Emília pela sua curiosidade e criatividade.

Abr/2019

Primeiro encontro mensal do Balaio

No dia 27 de março, o projeto Balaio de Livros promoveu a primeira Oficina de gestoras e gestores do ano de 2019. Integrando 14 instituições da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, o projeto Balaio de Livros tem como uma de suas ações o encontro mensal com as gestoras e gestores das instituições participantes, visando a troca de experiências entre os pares e a formação continuada dessas e desses profissionais.

O projeto Balaio de Livros, criado pelo CECIP, tem o apoio do programa Criança Esperança, e tem como objetivo o fortalecimento da formação de educadoras e educadores de creches e pré-escolas na prática da literatura infantil, pois acredita na importância de despertar nos pequenos o prazer de ouvir e ler histórias.

 O projeto promove a formação de educadoras (mulheres jovens) de 14 instituições, ministra oficinas envolvendo diretamente cerca de 300 crianças, oferece formação mensal para gestoras e gestores das instituições e suas equipes e produz encontros com autoras e autores de livros infantis, abertos aos familiares.

Mar/2019

Balaio no programa Papo de Almoço da Rádio Globo

Maria Lúcia Lara, coordenadora do Balaio de Livros – um projeto do CECIP, participou do Papo de Almoço, no dia 14 de agosto, na Rádio Globo. Nesse programa, Fernanda Gentil recebeu o ator Lázaro Ramos – mobilizador do Criança Esperança –, a atriz, escritora e defensora da ONU Mulheres Brasil, Kenia Maria – que também é mobilizadora do Criança Esperança –, e a psicóloga Eda Lucia Fagundes. O tema do programa foi a solidariedade e o Criança Esperança.

Clique abaixo para assistir à entrevista:

Em áudio.

Em vídeo.

Obs.: O áudio da transmissão de vídeo on-line se inicia aos 5:32

Ago/2018