Encontros Mensais
com Gestoras
com Gestoras
13 de fevereiro de 2023
Último encontro com Gestoras
O último encontro com Gestoras do projeto Balaio de Livros foi recheado de emoções.
Com o objetivo de conversar e refletir sobre os desafios para 2023 e construir coletivamente os primeiros passos em direção ao projeto de literatura nas instituições, foi apresentada a metodologia de plano de ação chamada REMAR - sigla que significa Realista, Específico, Mensurável, Atraente e Realizado a tempo. Foram entregues orientações para a feitura do plano de ação a partir desta metodologia, que faz parte do livro Mestres da Mudança, publicação do CECIP. Após refletir sobre os três primeiros passos para concretizar a ação, todas compartilharam seus aprendizados.
Também foi feita a leitura de trechos do Caderno 8 do projeto Leitura e Escrita na educação Infantil (acesse por aqui e encontre toda a coleção nas essão Materiais) e uma conversa sobre a importância de sensibilizar as famílias para a importância do trabalho com literatura.
O momento literário ficou por conta da obra A sombra do elefante, de Nadine Robert (Escritora), Fabrício Valério (Tradutor), Valerio Vidali (Ilustrador), editora VR. A obra emocionou a todas e pudemos conversar sobre tristeza, o poder da literarura em nos tirar do lugar comum e de ajudar a identificar situações e sentimentos, além de trocas sobre como apoiar crianças e adultos em tempos de adversidades.
O encontro foi finalizado com a entrega de uma bolsa contendo 4 obras da literatura infantil e uma publicação do CECIP para cada instituição.
Seguimos!
Agora não mais com encontros presenciais com esse grupo, mas o Balaio de Livros continua, com seu site recheado de conteúdos formativos e inspiradores.
22 de novembro de 2022
Desafios para 2023 - Qual passo você gostaria de dar para fortalecer as práticas de literatura em sua instituição?
O segundo encontro de novembro teve como objetivo fortalecer vínculos afetivos, ampliar repertório, conversar e refletir sobre os desafios para 2023.
A atividade principal se deu por uma dinâmica de grupo chamada Consultoria, onde cada gestora compartilhou no grupo o que pretende fazer em 2023 para fortalecer as práticas de literatura em sua instituição. As ideias foram anotadas e ficaram expostas para que todos pudessem consultar. Então, o grupo foi dividido em duas fileiras, consultores numa fila fixa e gestores circularam. Ao sinal, os gestores andaram e pegam consultoria sobre seus projetos com outro consultor. Quando ouviram todos os consultores, pausa para escrever e se organizar. Após pausa para registrarem e se organizarem, grupo que foi consultor se tornou gestor e o grupo de gestores foram os novos consultores. Ao final, voltaram para o grupão para comentar o impacto das sugestões que cada instituição recebeu.
O momento literário ficou por conta do livro Abrindo caminho, de Ana Maria Machado
O Entre Encontros: Preparar, junto com a equipe, o material de boas práticas que será apresentado em fevereiro.
E como o recesso será grande, ficou também outra sugestão de tarefa: Ler, nos Centros de Estudos, os mitos que não terminamos nesse ano - do livro Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária - obra que permeou todas as atividades do curso.
O até logo foi uma gostosa brincadeira no momento do Corpo e mente: Eu vi um grande tatu, eu vi um grande tatu…
Até 2023!
Materiais utilizados
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01 de novembro de 2022
O que significa formar leitores?
O Encontro com Gestoras do mês de outubro teve como objetivo criar vínculos afetivos, ampliar repertório e discutir o texto Leitura Literária na escola, do livro Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária.
A abertura do encontro ficou por conta de Lenine, com a música Paciência. No momento literário, o título escolhido foi o ABRAPRACABRASIL, do Fernando Vilela, que foi lido em dupla pelas facilitadoras, com a interação dos presentes na história.
Reflexão...
Depois, iniciamos uma conversa sobre o livro, abordando o texto rimado, lembrando de falas que o autor fez na live, sobre o texto escrito e o trabalho na construção das frases e da obra.
Como atividade principal, a proposta foi discutir e refletir sobre a leitura literária na escola. A discussão foi tão rica que se alongou e tomou conta do tempo da atividade Corpo e mente, que foi deixada para o próximo encontro.
Avaliação...
Para a avaliação, a facilitadora colocou num tapete vários cartões postais do Rio de Janeiro e soliciou que as gestoras observassem e fizessem uma escolha para representar o encontro, justificando.
Ao final, cada gestora fez um empréstimo de livro adulto no acervo do CECIP, com o compromisso de ler até o próximo encontro, que será o último do ano de 2022.
18 de outubro de 2022
Discussão do Quarto Mito: É preciso poupar as crianças dos horrores do mundo
No dia 18 de outubro de 2022 aconteceu o quinto encontro com as creches parceiras. O tema deste encontro foi discussão do quarto mito: é preciso poupar as crianças dos horrores do mundo.
Iniciamos com um vídeo para acolher as gestoras com clima agradável. A leitura da agenda foi a segunda atividade do dia, com ela o grupo pode conhecer os objetivos do encontro e saber quais atividades estavam programadas. Conversamos sobre a 20ª Primavera dos Livros, evento que contou com a participação de educadoras, famílias e gestoras. Elas gostaram muito, inclusive soubemos que Aline e uma educadora voltaram ao evento no dia seguinte com seus filhos.
Cristina leu a síntese da ATA. O registro do próximo encontro será de Solange.
Nos informes conversamos sobre a próxima live, com o autor Fernando Vilela. Vimos uma série de livros escritos por eles e trocamos com as gestoras sobre quais obras elas conheciam e tinham nas instituições.
Momento Literário: livro “A Bruxa Salomé”. Depois fizemos uma roda de leitura.
Reflexão...
ATIVIDADE SOBRE 4º MITO DO LIVRO: No primeiro momento – dramatização de uma situação como disparadora para discutirmos o mito. A creche Muzambinho retrata uma situação em que se faz presente a discussão sobre poupar as crianças dos horrores do mundo.
Cena: Uma mãe (Elisa) preocupada com sua filha, procura a gestora para dizer que a menina tem sentido medo do lobo. A gestora (Rosane) chama as professoras para conversar e saber que história é essa. Uma das professoras (Anna) diz que mudou a história exatamente para poupar as crianças. A outra professora (Rafaela) diz que, pelo contrário, acha importante que as crianças tenham a possibilidade de conversar sobre temas que as deixam tristes ou com medo, assim podem externar seus sentimentos e elaborá-los melhor.
Dividimos o grupo em dois e distribuímos duas perguntas para discussão:
1- Você se identificou com alguma personagem da dramatização? Qual?
2 - Que argumentos /reflexões o texto traz para nos apoiar nessa situação?
Fechamento: tarjetas colocadas no blocão com destaques do texto.
Corpo e mente: Brincadeira - Meus Pintinhos, venham cá! Elisa puxou a primeira rodada e brincamos com uma versão de comando. “Meus Pintinhos, venham cá! Venham cá, tenho milho pra te dar.” As gestoras conheciam outras versões e nos apresentaram: “meus pintinhos venham cá. A raposa já morreu”; “meus pintinhos venham cá. A raposa não faz mal”
Conversamos sobre como se sentiram ao mudarem de papel.
Avaliação...
O que levam de aprendizado na bagagem após o encontro?
Distribuímos um papel com o desenho de uma mala.
- Companherismo; dedicação; amizade; troca de ideias; aprendizado; gratidão.
- Experiência das colegas em relação ao enfrentamento dos nossos medos – infantil, adulto, humano; coletivo e solitário.
- Mudança no olhar.
- Importância da escuta e do acolhimento; reflexão; acolhimento (também do adulto. Será que estamos prontos? Preparados para certas situações?
- Foi prazeroso e relevante para formação pessoal e profissional; a importância do trabalho em equipe; pode-se abordar qualquer assunto com as crianças de modo que respeite a sua compressão.
Materiais utilizados
13 de setembro de 2022
Critérios de escolha de livros
Na oficina de setembro tivemos o quarto encontro com gestoras. O tema do encontro foi a reflexão sobre os critérios de escolha dos livros que são enviados para a casa das crianças.
Após a emocionante leitura da ata, cada gestora apresentou os seus critérios. Os principais trazidos para o encontro foram:
Quais foram os critérios de escolha iniciais?
- Turma/faixa etária
- Alguns livros que tocassem tanto a família quanto as crianças
- Escolheu com as crianças, por conta do manuseio e que gostam
- A turma gosta muito de monstros, bichos, suspense, emoção e curiosidade
- Cuidado com os animais (Entende que os temas abordam).
- Faixa etária
- Ampliação de vocabulário e leitura
- Cores primárias e caixa alta
- Contato com o livro
- Gravuras (ilustração)
Reflexão...
A partir da escuta das escolhas, deixamos algumas perguntas para reflexão:
- Como escolho o acervo que vou adquirir para a instituição?
- Como preparo e quais os critérios?
- Como me comunico com as famílias? Quando?
E ficou como sugestão de leitura, pós conversa ler a página 50 e voltar na página 41 do livro Ler antes de Saber ler - 8 mitos escolares sobre a leitura literária.
A atividade Corpo e Mente ficou por conta de Gabriela Macena, que participou da live de Encontro com Autores no mês de Agosto. Assistimos ao vídeo e brincamos juntas. Logo após, as gestoras foram divididas em grupos para fazer a discussão sobre o 3º mito do livro Ler antes de saber ler: "Na educação infantil é preciso oferecer livros fáceis".
No Momento Literário, nos divertimos e falamos de coisa séria com o livro A eleição dos bichos, de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun. da editora Companhia das Letrinhas.
A atividade Entre Encontros foi enviada pelo grupo de Whatsapp e está disponível no card logo aqui acima.
Avaliação...
Para a avaliação, as gestoras, em duplas foram convidadas a escrever uma frase que representasse o encontro: Uma gestora disse “Esse encontro me tirou do chão!”
Encontro on-line
Algumas gestoras não puderam estar presentes. Outro encontro foi feito de forma virtual no dia 20 de setembro, para contemplá-las com o conteúdo.
Materiais utilizados
Um conto, dois contos, três contos: Encontro de livros
Uma brincadeira com a arte-educadora Gabriela Macena
09 de agosto de 2022
O acesso das crianças aos livros
Na oficina de agosto tivemos o terceiro encontro com as creches parceiras. O tema deste encontro foi: O acesso das crianças aos livros. Rendeu boas conversas!
A leitura da agenda foi a primeira atividade do dia, com ela o grupo pode conhecer os objetivos do encontro e saber quais atividades estavam programadas.
Acolhemos o grupo com um vídeo do Território do Brincar, e a brincadeira apresentada no vídeo serviu de inspiração para nossa atividade de Corpo e Mente, onde a diversão foi garantida por brincadeiras de mãos, como a popular Adoleta.
No Momento Literário foi feita a exibição de um trecho do vídeo Uma prosa com Adélia Prado. Na atividade seguinte fizemos a Leitura da ata - atividade coletiva onde a cada encontro uma pessoa se responsabiliza por fazer o relato.
Como retorno do Entre Encontros do encontro anterior, trabalhamos a leitura feita sobre o 2º Mito do livro Ler antes de saber ler, com uma rodada sobre destaques - cada gestora trouxe o que destaca do texto e o que o texto e a discussão trouxeram de reflexão sobre o trabalho que desenvolvem nas instituições.
Para o próximo Entre Encontro, ficou combinado:
1) Ler o 3º mito
2) Fotografar o conjunto de livros que foram ofertados para as crianças levarem pra casa nessa semana.
Que critérios foram usados para essa seleção?
O final do encontro foi o momento de combinados, onde cada facilitadora junto com as gestoras conversaram e marcaram os próximos acompanhamentos.
12 de julho de 2022
Os desafios relacionados ao trabalho literário nas instituições
O tema deste encontro foi os desafios relacionados ao trabalho literário nas instituições e rendeu boas conversas. Após a leitura da agenda, como de praxe, iniciamos com informes, entendido como um momento de troca de informações sobre acontecimentos entre as instituições ou acontecimentos externos importantes para quem trabalha com educação infantil.
Foi apresentado um PPT com a síntese da ATA do encontro anterior e explica o objetivo: “o registro ajuda a resgatar a memória, a história do curso e quem registra tem a oportunidade de refletir sobre o que aconteceu. Isso é um processo que ajuda em novas ideias e aprendizagens”. No próximo encontro teremos a leitura do registro feito por uma gestora com o apoio de uma facilitadora.
Seguimos com a discussão do que ficou acordado sobre o entre encontros – as gestoras trouxeram os desafios que observam na instituição em relação à leitura. Dividimos o grupão em dois e duas facilitadoras acompanharam cada grupo.
Reflexão...
Lançamos a pergunta para a conversa nos subgrupos: Onde ficam os livros em sua instituição? Foi muito interessante conhecer o funcionamento de cada uma e os desafios enfrentados. São eles:
Gestora da Creche Cantinho Feliz: “apaixonar os educadores, fazer com que leiam antes de ler para as crianças, para que elas também se apaixonem”. Explica que “apaixonar as crianças, é preciso planejar. É importante conhecer a história para poder ler com o grupo de crianças – faz parte da leitura diária. É importante organizar o espaço, saber a várias maneiras de ler, o que ler etc.” e “como se mexer na estrutura? A disponibilidade do professor, ser dinâmico – não é “historinha para distrair as crianças. É uma História sobre nosso país, sobre uma deusa, sei lá”.
Gestoras da Creche Berçário Casa Santa Marta: “Como contar histórias para crianças tão pequenas? Como pode ser prazeroso? Conhecer o livro e passar isso para as crianças.”
Gestora do Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (CEPAC): “Como lidar com a transição entre a pré-escola e o ensino fundamental, uma vez que são dinâmicas tão diferentes? Como a contação de história pode estimular a pré-escola para a preparação para a alfabetização sem ter o compromisso de “alfabetizar”?”
Muitas trocas entre as gestoras, mediadas pelas facilitadoras do projeto.
Organizamos uma roda literária . O livro foi Chapeuzinho Vermelho, Bethan Woollvin - V&R editoras. Depois da leitura, muitos comentários surgiram:
Mudança de representação da personagem: “uma Chapeuzinho que assusta lobo!” Outra comentou que o lobo da história é “estiloso” e a Chapeuzinho “corajosa”. Observaram também que há várias versões de um conto. Surgiram dúvidas e considerações sobre o que Chapeuzinho fez com o lobo, as cores da ilustração chamou a atenção e comentários como “a história propicia várias leituras”.
A facilitadora explicou que esse é um livro ilustrado – ilustração e texto dialogam e são interdependentes foi mostrando os detalhes da ilustração que apresentam a personagem de uma forma inusitada.
Na avaliação do encontro, perguntamos: “O que aprendi?” Muitas considerações foram destacadas:
Gestora do CEPAC: “cada uma, na sua realidade tem vivências parecidas e outras diferentes. Partilhar é positivo para crescer. A literatura é importante para nós, adultos e é fundamental acreditar na formação humana. Acredito no aprendizado contínuo."
Gestoras de creches diferentes disseram que é muito importante a escolha dos livros, a apresentação para as crianças e a possibilidade destas escolherem o que querem ler.
21 de junho de 2022
Literatura Infantil e Infância
O tema deste encontro foi Literatura Infantil e Infância e rendeu boas conversas. Como parte da nossa metodologia, iniciamos a leitura da agenda como primeira atividade do dia. Assim, o grupo pode conhecer os objetivos do encontro e saber quais atividades estavam programadas.
Como as pessoas da turma ainda não se conheciam, foi proposto uma atividade de apresentação aliada ao resgate das memórias afetivas sobre histórias que tiveram contato na infância.
Para dar continuidade ao tema da infância e suas histórias, organizamos um momento literário com a leitura do livro Onde Vivem os monstros, do autor americano Maurice Sendak.
A partir da história do menino Max, refletimos sobre as concepções de infância por meio de livros e personagens de outros livros da literatura infantil e destacamos algumas características comuns entre as personagens: curiosidade, imaginação, capacidade de transformação, transgressão, felicidade, subversão, brincadeira...
Reflexão...
O que essas crianças têm em comum? O que as diferenciam? O que essas crianças têm a ver com as crianças que frequentam as nossas instituições? Quem são as crianças que frequentam nossas creches e escolas? De que infâncias estamos falando? O que conhecemos sobre elas?
Depois de falar sobre infâncias por meio da literatura e brincar com os títulos das histórias, assistimos a um vídeo sobre as práticas com livro e leitura na educação infantil, trazendo experiências de várias regiões do Brasil: Assim se faz literatura.