Em 2011, iniciamos o projeto De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade, junto com a política de segurança pública do RJ, que implementou a UPP – Unidade de Polícia Pacificadora na Comunidade da Rocinha. Se havia uma promessa de melhoria social e de segurança para aquelas pessoas, nada mais estimulante que contribuir para que as crianças das creches conveniadas com a SME, as filantrópicas e as escolas municipais de educação infantil recebessem a atenção do CECIP.
Foi assim que, em 2012, fizemos os primeiros contatos com as oito instituições daquela comunidade para apresentar a nossa proposta de apoio à gestão, nos aspectos pedagógicos, administrativos e no funcionamento das instituições de ensino, Obtivemos a adesão em massa e, assim, permanecemos por nove anos num caminho de ampliação de nossas ações de formação continuada.
Com o trabalho nas instituições, olhando para a criança e sua inquietude, seu movimento e sua curiosidade para conhecer o mundo e, ainda, observando e provocando reflexões para mudanças das gestoras e gestores, educadoras e educadores, o projeto começou a oferecer gotas de atividades essenciais em um mar de fertilidade criativa que estava sendo germinada.
Surgiram, então, ações que envolveram a leitura literária, a arte, o corpo, a música como proposta ampliada do fazer pedagógico.
Entretanto, não paramos por aí. Surgiram os projetos de sala, nos quais a escuta sensível para ouvir as crianças, era o ponto de partida para se pensar as ações que agregavam as várias linguagens expressivas da infância.
Todos esses caminhos percorridos aumentaram o desejo de trabalhar com a leitura literária em um processo formativo para educadoras e educadores, gestoras e gestores, entendendo que a magia de uma boa literatura provoca ressonância nas emoções, nas reflexões, na apropriação de patrimônio cultural e fomenta memórias afetivas que carregamos para o resto da vida. Nasceu, então, o projeto Balaio de Livros.
Para saber mais sobre os projetos que deram origem ao Balaio de Livros, clique e acesse De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade e Ganhando Autonomia, no site do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.