História do Balaio

Assim começa a história do Balaio de Livros

Em 2011, iniciamos o projeto De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade, junto com a política de segurança pública do RJ, que implementou a UPP Unidade de Polícia Pacificadora na Comunidade da Rocinha. Se havia uma promessa de melhoria social e de segurança para aquelas pessoas, nada mais estimulante que contribuir para que as crianças das creches conveniadas com a SME, as filantrópicas e as escolas municipais de educação infantil recebessem a atenção do CECIP.

Foi assim que, em 2012, fizemos os primeiros contatos com as oito instituições daquela comunidade para apresentar a nossa proposta de apoio à gestão, nos aspectos pedagógicos, administrativos e no funcionamento das instituições de ensino, Obtivemos a adesão em massa e, assim, permanecemos por nove anos num caminho de ampliação de nossas ações de formação continuada.

Visita às creches da Rocinha em 2012, em companhia de representantes do Bairro Educador e representantes da UPP Social.

Com o trabalho nas instituições, olhando para a criança e sua inquietude, seu movimento e sua curiosidade para conhecer o mundo e, ainda, observando e provocando reflexões para mudanças das gestoras e gestores, educadoras e educadores, o projeto começou a oferecer gotas de atividades essenciais em um mar de fertilidade criativa que estava sendo germinada.

Surgiram, então, ações que envolveram a leitura literária, a arte, o corpo, a música como proposta ampliada do fazer pedagógico.

Coleção Compartilhando Experiências com crianças de até quatro anos.

Entretanto, não paramos por aí. Surgiram os projetos de sala, nos quais a escuta sensível para ouvir as crianças, era o ponto de partida para se pensar as ações que agregavam as várias linguagens expressivas da infância.

Todos esses caminhos percorridos aumentaram o desejo de trabalhar com a leitura literária em um processo formativo para educadoras e educadores, gestoras e gestores, entendendo que a magia de uma boa literatura provoca ressonância nas emoções, nas reflexões, na apropriação de patrimônio cultural e fomenta memórias afetivas que carregamos para o resto da vida. Nasceu, então, o projeto Balaio de Livros.

Como nasce um projeto de sala, vídeo realizado em 2018.

Para saber mais sobre os projetos que deram origem ao Balaio de Livros, clique e acesse De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade e Ganhando Autonomia, no site do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.